Sobre mim

Comecei a fotografar ainda na universidade.
Foi durante as aulas práticas de laboratório que, ao ver a imagem surgir no papel fotográfico imerso no líquido revelador, gritei em meio aos demais alunos: "É isso que eu quero fazer".
Naquele ano, 1996, entrei como fotógrafa estagiária do jornal da universidade. Depois, já graduada em Publicidade e Propaganda, fui contratada. Ali aprendi a base fundamental da fotografia, ainda fotografando em filme, revelando, ampliando, fazendo químicas. As premiações fotográficas universitárias a título nacional também me encorajavam. Foram quatro anos consecutivos, entre primeiros lugares e menções honrosas.


Foi desenvolvendo ensaios fotográficos que aprimorei o olhar, as regras de composição, enquadramento e controle da luz; a arte de trabalhar com o ser humano e a sensibilidade para retratar pessoas. Após oito anos como fotógrafa da universidade e com o segundo diploma na mão, o de jornalismo, realizei meu sonho como repórter fotográfico do Jornal do Brasil. Fotografei de tudo um pouco: casos de polícia, esportes, cultura, gastronomia. Num mesmo dia, passava do glamour das fotos de moda ao caos da cidade grande, das favelas, dos crimes, das inundações, das tragédias, não raro fazendo um pit stop para cobrir uma partidazinha de futebol no Maracanã.


Em 2009, fui para o Jornal O Dia, onde, além de continuar meu aprimoramento profissional, fiz grandes amigos. O dia-a-dia na grande imprensa dispensa comentários.
É a melhor escola.
Em meio ao turbulento trabalho como fotojornalista, terminei minha Pós-Graduação em "Fotografia como instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais". Também fui professora de fotografia em duas grandes universidades do Rio nos cursos de Comunicação Social.
Nesse período, recebia insistentes pedidos para fotografar matrimônios, mas o tempo me faltava. Os amigos mais íntimos diziam: "não quero saber, dá teu jeito, meu casamento quem vai fotografar é você". Recriava as horas do dia para satisfazer os amigos.


Hoje estou na Itália. E no país da bota resolvi dar continuidade aos estudos e ao que melhor fazia desde os tempos de estagiária: retratos.
Após dois anos de estudos na Universidade de Torino, finalizei o curso Master em Bioética, no qual desenvolvi duas teses, uma delas sobre imagem: "A ética no uso da imagem pelos meios de comunicação".
Agora, com tempo livre, posso dedicar-me aos retratos... e às noivas.
Seja na Itália, seja no Brasil.

Nenhum comentário: